sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008
Exploding Plastic Inevitable
Em 1966 iniciava-se em Nova Iorque, Exploding Plastic Inevitable era um show experimental e alternativo de Andy Warhol, que misturava música, filme, dança e pop art, com a tentativa de o artista ampliar sua produção com outras formas de trabalho. A música ficava por conta do Velvet Underground, banda produzida na época por Warhol.
Quando Warhol encontrou o Velvet Underground, eles eram apenas bebados, prostitutos e drogados, estavam tocando em um bar, que foram expulsos pelo seu empresário por tocarem uma música cheia de ruídos (Black Angel's Death Song) 2 vezes. Wahorl vendo aquilo tudo viu que era hora de revolucionar a arte de novo, deu lhes um lugar para se furarem (Factory seu estúdio de arte) e estilo, chamou a modelo Nico para ficar nos vocais, que andava sempre com o corpo coberto, porquê era viciada em heroína, e queria esconder os seus furos.
O nome Velvelt Underground veio de uma revista porno de sadomasoquismo, as letras de Lou Reed, falavam de igênuidade das pessoas sofredoras, paranóia, e até sobre dogras, sexo e masoquismo.
No evento Exploding Plastic Inevitable, o auge era com a perfomece de Venus in Furs, com performes que usavam couro e chicotes fazendo insinuações de sexo e drogas. O público ficava chocado, mesmo assim o evento teve uma proporção que chegou a cálifornia.
"Exploding Plastic Inevitable é um show sem tréguas de horror. A experiência é brutal, e a verdade é exposta sem critérios. Chega uma hora que o eco em seus ouvidos cessa. Mas o que você fará com o que ficou em seu cérebro? O futuro não será nunca mais como já foi um dia" - Chicago Daily News - 1968
Imagina isso nos anos 60, isso e fichinha perto do que tem hoje em dia.
Andy Warhol + Vevelt Underground deram uma deliciosa e revolucionária combinação para o rock e a moda também, mas com sempre tudo que e bom acaba, Nico cansou de brincar de cantar (mesmo contando super bem), John Cale também foi embora e assim acabou-se tudo.
Marcadores:
60s,
andy warhol,
Exploding Plastic Inevitable,
lou reed,
Nico,
pop art,
rock,
Velvet underground
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Gi me deu vontade de escrever sobre eles já que você escreveu sobre fetiche, eu acho que eles colaboram muito pra fetiche!!!
com certeza !!! tudo a ver
a-d-o-r-e-i tb
Rrsrs...bjuux !!
aprecio muito Pop-art! Meu trabalho final dop semestre passado - caderno de "tendença" -foi sobre os anos 60, focada no Warhol... Ainda abro uma "factory pra mim... =)
*do
aiii eu também!! amooo!!!
Que saco queria ta podemdo fazer esse curso com vocês!!
humm...tenta entrar no meio do ano!!! e se precisar de ajudinha e so avisar, rss
bjuuuuuuux safadinhaaaaa
Postar um comentário