sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Exploding Plastic Inevitable


Em 1966 iniciava-se em Nova Iorque, Exploding Plastic Inevitable era um show experimental e alternativo de Andy Warhol, que misturava música, filme, dança e pop art, com a tentativa de o artista ampliar sua produção com outras formas de trabalho. A música ficava por conta do Velvet Underground, banda produzida na época por Warhol.
Quando Warhol encontrou o Velvet Underground, eles eram apenas bebados, prostitutos e drogados, estavam tocando em um bar, que foram expulsos pelo seu empresário por tocarem uma música cheia de ruídos (Black Angel's Death Song) 2 vezes. Wahorl vendo aquilo tudo viu que era hora de revolucionar a arte de novo, deu lhes um lugar para se furarem (Factory seu estúdio de arte) e estilo, chamou a modelo Nico para ficar nos vocais, que andava sempre com o corpo coberto, porquê era viciada em heroína, e queria esconder os seus furos.

O nome Velvelt Underground veio de uma revista porno de sadomasoquismo, as letras de Lou Reed, falavam de igênuidade das pessoas sofredoras, paranóia, e até sobre dogras, sexo e masoquismo.

No evento Exploding Plastic Inevitable, o auge era com a perfomece de Venus in Furs, com performes que usavam couro e chicotes fazendo insinuações de sexo e drogas. O público ficava chocado, mesmo assim o evento teve uma proporção que chegou a cálifornia.

"Exploding Plastic Inevitable é um show sem tréguas de horror. A experiência é brutal, e a verdade é exposta sem critérios. Chega uma hora que o eco em seus ouvidos cessa. Mas o que você fará com o que ficou em seu cérebro? O futuro não será nunca mais como já foi um dia" - Chicago Daily News - 1968

Imagina isso nos anos 60, isso e fichinha perto do que tem hoje em dia.

Andy Warhol + Vevelt Underground deram uma deliciosa e revolucionária combinação para o rock e a moda também, mas com sempre tudo que e bom acaba, Nico cansou de brincar de cantar (mesmo contando super bem), John Cale também foi embora e assim acabou-se tudo.

6 comentários:

Rachel disse...

Gi me deu vontade de escrever sobre eles já que você escreveu sobre fetiche, eu acho que eles colaboram muito pra fetiche!!!

Gi Tomaz disse...

com certeza !!! tudo a ver
a-d-o-r-e-i tb


Rrsrs...bjuux !!

Priscila de Oliveira disse...

aprecio muito Pop-art! Meu trabalho final dop semestre passado - caderno de "tendença" -foi sobre os anos 60, focada no Warhol... Ainda abro uma "factory pra mim... =)

Priscila de Oliveira disse...

*do

Rachel disse...

aiii eu também!! amooo!!!
Que saco queria ta podemdo fazer esse curso com vocês!!

Gi Tomaz disse...

humm...tenta entrar no meio do ano!!! e se precisar de ajudinha e so avisar, rss


bjuuuuuuux safadinhaaaaa