terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Jaqueta Perfecto - décadas de atitude e rebeldia


Idealizada em 1928 por Schott Bros., a Perfecto a famosa jaqueta de couro surgiu com o simples propósito de proteger o motociclista, em caso de ventos e chuvas e ate mesmo no caso eventual de um acidente, e ela foi distribuida aos motociclistas através do fabricante das motos Harley Davidson. Logo em 1930 começaram a ser vendidas jaquetas de couro para os pilotos da Força Aéra Americana.

Apartir de 1942 a motocicleta começou a entrar totalmente em evidência, devido a Segunda Guerra Mundial, por um grande uso, por ser de facil deslocamento e rapidez. Rapidamente a moda pegou entre os rapazes que estavam voltando da guerra, cheios de adrenalina em suas veias, eles não queriam e não conseguiam voltar ao padrão de vida ideal Americano, ter uma casa standart (padrão), ter filhos e um cachorro, ter sacolas de compras em suas mão já que antes tiveram metralhadoras, eles não queriam mais usar um corte de cabelo comportado e terno e gravata e sim uma Perfecto em cima de duas rodas.

Esses rapazes frequentadores de corridas de motocicleta ficaram conhecidos como os bikers, e em 1954 esse novo street-style (estilo de rua), foi retrado no filme "Wild One" estrelado por Marlon Brando, que aparecia como líder de uma gang de motociclistas, vestindo uma Perfecto, calça jeans com a barra da calça dobrada. E foi na mesma época que o Rock n' Roll estava no auge, logo e os meninos rebeldes em cima de suas motocicletas, se identificaram com o a musica empolgante e dançante que também era muito discriminada, e eles passaram a ser chamados de rockers.
Depois nos 60 ela continuou a ser usada pelos rockers, e também por atistas e por moderninhos. Logo depois ela começou a ser adotada por muitos estilos, um dos estilos que mais marcou foi o punk nas décadas de 70 e 80, eles usavam a jaqueta junto com muitas correntes e bottons e calças bem justas. Os Ramones foram a primeira banda punk a adotar o visual na época depois vieram muitas outras bandas.

Isso tudo desencadeou um novo conceito de moda, e estilistas de alta costura começaram a reeditar a Perfecto, e até as mulheres começaram a tela em seu guarda-roupa. Mesmo assim a jaqueta carrega o estigma de "bad attitude", isso e muito engraçado, e so vestir uma Perfecto que logo vem uma imagem Rock n' Roll e rebelde. Essa eterna jaqueta de couro, acredito eu, que ela nunca deixará de ser reeditada, ate porquê, além dela ser linda e ter esse ar de atitude, ela combina com tudo, com calça jeans, saia, vetidos, tudo mesmo!! E graças a o meu bom Deus ela nesse inverno e uma têndencia muuuitissimo forte e provavelmente o povão (eu inclusive) poderá comprar uma espécie de Perfecto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Agora eh minha x de dizer :
adoreeeeeeei, rsrsss

q venha o inverno, uhuuu