quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Século das listras

Ai vai uma pequena hitória das listras, tá tá prometo que não vai doer!!!
Da Idade Média à Pablo Picasso e Chanel.

Estampa clássica e aparentemente inofenciva já teve seus dias obscuros. As listras frequentaram o guarda roupa dos filisteus da Bíblia, dos bufões e leprosos da idade média, das prostitutas de Giotto e dos presidiários dos quadrinhos. Até o século XV, as listras tinham caráter depreciativo e serviam para designar loucos, doente contagiosos e banidos. O Renascimento levou-as ao ambiente doméstico e acabaram sendo usadas em pijamas e roupas de banho.

No início do século passado , chegaram á moda com Gerald Murphy, eleito o homem mais elegante da classe de Yale em 1912. Ele teria sido o primeiro a usar listras, nos salões aristocráticos da Riviera francesa: a camiseta tradicional dos marinheiros. Nos anos 30 o pintor Pablo Picasso ajudou a celebrizar as listras nas rodas intelectuais, divulgando o look em suas temporadas de verão na França e na Espanha. Também nos anos 30 , a grande costureira francesa Coco Chanel ajudou a celebrizar as listras entre o público feminino.

Até hoje as listras tem força sempre sendo relançadas de formas e cores diferentes, sempre a favorita de artistas (fotografos, artistas plásticos, musicos, escritores, etc) , muitas subculturas desde o final século passado aderiram as listras como uma das estampas principais do seu vestuário como: O New Wave, todos os subestilos derivados do Gotico, até a mesmo as "pin ups" aderem a listras mais para o estilo Navy, Clubbers com suas cores citricas, Punks e etc.
Todos os descolados e antenados tem pelo menos uma peça dessa estampa no seu
guarda-roupa!!!

As listras e uma estampa linda que da uma grande opção de combina-la com varias outras estampas e cores, ela se encaixa em muitos estilos, ele sendo dark ou não, prefiro as horizontais para as blusas, mais clássica ( listras horizontais engordam e em alguns casos e MUUUITO!!!), para calças prefiro as verticais alonga que é uma beleza!!! Se estiver acima do peso prefira sempre listras verticais, mais se não tiver muito da até para usar e so ter bom senso, acho que uma ótima opção e usar uma blusa listrada por baixo de um blazer a cinturado ( com a cintura marcada) de cor escura, ajuda quebrar o efeito que a blusa da a silhueta.

E uma estampa que vale investir, pois ela sempre esta na mairoria das vezes em alta, tenha algumas peças com essa estampa no seu guarda-roupa, como blusas, vestidos, calças, ate mesmo blazers!!



3 comentários:

Rachel disse...

Eu quero um lenço daquele buaáááá!!!

Gi Tomaz disse...

haha calma vc vai conseguir um...pode deixar q se ver algum legal e baratinho te aviso, ta ? rsrsrssssss

Rachel disse...

Obaaaaaa!!!! :D